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ABORDAGEM COMPORMENTALISTA - Professora MIZUKAMI



ABORDAGEM COMPORMENTALISTA

Características gerais
O conhecimento é um "descoberta" e é nova para o indivíduo que a faz. O que foi descoberto ,
porém , já se encontrava presente na realidade exterior .
Os comportamentalistas consideram a experiência ou a experimentação planejada como a base do
conhecimento , o conhecimento é o resultado direto da experiência.

O homem
O homem é uma conseqüência das influências ou forças existentes no meio ambiente a hipótese de
que o homem não é livre é absolutamente necessária para se poder aplicar um método científico no
campo das ciências . 
O homem dentro desse referencial é considerado como o produto de um processo evolutivo . 

O mundo 

A realidade para Skinner , é um fenômeno objetivo ; O mundo já é construído e o homem é produto
do meio .

O meio pode ser manipulado . O comportamento , por sua vez , pode ser mudado modificando-se as
condições das quais ele é uma função , ou seja , alterando-se os elementos ambientais . O meio
seleciona .

Sociedade-Cultura
A sociedade ideal , para Skinner ,é aquela que implicarias um planejamento social e cultural .
Qualquer ambiente , físico ou social , deve ser avaliado de acordo com seus efeitos sobre a natureza
humana . A cultura ,é representada pelos usos e costumes dominantes , pelos comportamentos que
se mantém através dos tempos .
Conhecimento
O conhecimento é o resultado direto da experiência ., o comportamento é estruturado indutivamente
, via experiência.

Educação 
A educação está intimamente ligada à transmissão cultural .
A educação , pois , deverá transmitir conhecimentos , assim como comportamentos éticos ,práticas
sociais , habilidades consideradas básicas para a manipulação e controle do mundo /ambiente.

Escola 

A escola é considerada e aceita como uma agência educacional que deverá adotar forma peculiar de
controle , de acordo com os comportamentos que pretende instalar e manter.

Ensino-aprendizagem 
É uma mudança relativamente permanente em uma tendência comportamental e ou na vida mental
do indivíduo , resultantes de uma prática reforçada .Professor-aluno 
Aso educandos caberia o controle do processo de aprendizagem , um controle científico da
educação , o professor teria a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema de ensinoaprendizagem , de forma tal que o desempenho do aluno seja maximizado , considerando-se
igualmente fatores tais como economia de tempo , esforços e custos.

Metodologia 
Nessa abordagem , se incluem tanto a aplicação da tecnologia educacional e estratégias de ensino ,
quanto formas de reforço no relacionamento professor-aluno.

Avaliação 
Decorrente do pressuposto de que o aluno progride em seu ritmo próprio , em pequenos passos ,
sem cometer erros , a avaliação consiste , nesta abordagem , em se constatar se o aluno aprendeu e
atingiu os objetivos propostos quando o programa foi conduzido até o final de forma adequada.

Considerações finais
O meio pode ser controlado e manipulado e , consequentemente ,também o homem pode ser
controlado e manipulado .
O ensino é tratado em função de uma tecnologia que , além da aplicação de conhecimentos
científicos à prática pedagógica , envolve um conjunto de técnicas diretamente aplicáveis em
situações concretas de sala de aula.


O ESTUDO DO COMPORTAMENTO 

behaviorismo dedicou-se ao estudo do comportamento na relação que este mantém com o meio
ambiente onde ocorre . Mas como comportamento e meio são termos amplos demais para poderem
ser úteis para uma análise descritiva nesta ciência , os psicólogos desta tendência chegaram aos
conceitos e estímulo e resposta ( teoria S-R ) .
Estímulo e resposta são portanto as unidades básicas da descrição e o ponto de partida para uma
ciência do comportamento . 
O homem começa a ser estudado como produto do processo de aprendizagem pelo qual passa desde
a infância , ou seja, como produto das associações estabelecidas durante sua vida entre estímulos
( do meio ) e respostas ( manifestações comportamentais ).
A base da corrente skinneriana está na formulação do condicionamento operante . Para
desenvolvermos este conceito, retrocederemos um pouco na história do Behaviorismo ,
introduzindo as noções de comportamento reflexo e condicionamento respondente para então
chegar ao condicionamento operante . 

CONDICIONAMENTO RESPONDENTE 
comportamento reflexo é o comportamento não voluntário ( reflexo ) e inclui as respostas que são eliciadas ( "produzidas") por modificações especiais de estímulos do ambiente.
Skinner concentrou seus estudos na possibilidade de condicionar os comportamentos operantes.

CONDICIONAMENTO OPERANTE
O comportamento operante é o comportamento voluntário e abrange um quantidade muito maior da
atividade humana - desde os comportamentos do bebê de balbuciar, agarrar objetos, olhar os
enfeites do berço até os comportamentos mais sofisticados que o adulto apresenta.

BEHAVIORISMO : SUA APLICAÇÃO
São conhecidos os métodos de ensino programado e o controle e organização das situações de
aprendizagem, bem como a elaboração de uma tecnologia de ensino.


Referência:
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
(Temas básicos da educação e ensino)




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ADMINISTRADOR: Marco A.M.de Barros
"A educação tem raízes amargas,mas os seus frutos são doces" - Aristóteles

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