MIZUKAMI - Aprender consiste em adquirir informações que preparem o sujeito intelectual e moralmente para adaptar - se a sociedade
Segundo a Professora Mizukami o conhecimento humano adquirido da mais diferentes formas é explicado na sua criação e no seu desenvolvimento, o que condiciona conceitos diversos de homem, mundo, cultura,
sociedade, educação entre outros. É possível haver abordagens diversas,tendo em comum apenas os diferentes primados: ora do objeto, ora do sujeito, ora da interação de ambos.
Diferentes posicionamentos pessoais deveriam derivar diferentes arranjos de situações ensino aprendizagem e diferentes ações educativas em sala de aula, partindo-se do pressuposto de que a
ação educativa exercida por professores em situações planejadas de ensino-aprendizagem é sempre
intencional. Subjacente a esta ação, estaria presente – implícita ou explicitamente, de forma
articulada ou não – um referencial teórico que compreendesse conceitos de homem, mundo,
sociedade, cultura, conhecimento entre outros.
O estudo acerca das diferentes linhas pedagógicas, tendências ou abordagens, no ensino brasileiro podem fornecer diretrizes à ação docente, mesmo considerando que a elaboração que cada professor faz delas é individual e intransferível.
De acordo com Mizukami (1986), algumas abordagens apresentam claro referencial filosófico e psicológico, ao passo que outras são intuitivas ou fundamentadas na prática, ou na imitação de modelos.
A complexidade da realidade educacional deve ser considerado para não ser tratado de forma
simplista e reducionista. Nesse estudo, deve-se ter em mente seu caráter parcial e arbitrário, assim como as limitações e problemas decorrentes da delimitação e caracterização (necessárias) de cada abordagem.
A professora Mizukami não incluiu em seus estudos a abordagem escolanovista, introduzida no Brasil através do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (Anísio Teixeira, Gustavo Capanema
e outros), a partir da década de 1930. Ela justifica sua opção por considerar que essa abordagem pode ser tomada como didaticista, por suas atribuições aos aspectos didáticos, e por possuir diretrizes incluídas em outras abordagens. Argumenta ainda que, as demais abordagens, apresentadas por ela, apresentam justificativas teóricas ou evidências empíricas. Mas reconhece que trata-se de uma abordagem com possível influência na formação de professores no Brasil.
E com certeza é uma referencia brilhantemente ilustrada em sua obra "Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986"
Referência:
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
0 comentários: