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ABORDAGEM HUMANISTA -Professora MIZUKAMI




ABORDAGEM HUMANISTA

Características Gerais

Nesta abordagem é dada a ênfase no papel do sujeito como principal elaborador do conhecimento
humano . Da ênfase ao crescimento que dela se resulta , centrado no desenvolvimento da
personalidade do indivíduo na sua capacidade de atuar como uma pessoa integrada . O professor em
si não transmite o conteúdo , dá assistência sendo facilitador da aprendizagem . O conteúdo advém
das próprias experiências do aluno o professor não ensina : apenas cria condições para que os
alunos aprendam .

Homem 

É considerado como uma pessoa situada no mundo . Não existem modelos prontos nem regras a
seguir mas um processo de vir a ser . O objetivo do ser humano é a autorrealização ou uso pleno de
suas potencialidades e capacidades o homem se apresenta como um projeto permanente e mau
acabado .

Mundo 

O mundo é algo produzido pelo homem diante de si mesmo . O mundo teria o papel fundamental de
crias condições de expressão para a pessoa , cuja tarefa vital consiste no pleno desenvolvimento do
seu potencial inerente . A ênfase é no sujeito mais uma das condições necessárias para o
desenvolvimento individual é o ambiente . Na experiência pessoal e subjetiva o conhecimento é
construído no decorrer do processo de vir a ser da pessoa humana . É atribuída ao sujeito papel
central e primordial na elaboração e criação do conhecimento .

Ao experienciar o homem conhece . O conhecimento é inerente à atividade humana . O ser humano
tem curiosidade natural para o conhecimento .

Educação 

Trata-se da educação centrada na pessoa , já que nessa abordagem o ensino será centrado no aluno .
A educação tem como finalidade primeira a criação de condições que facilitam a aprendizagem de
forma que seja possível seu desenvolvimento tanto intelectual como emocional seria a criação de
condições nas quais os alunos pudessem tornar-se pessoas de iniciativas , de responsabilidade ,
autodeterminação que soubessem aplicar-se a aprendizagem no que lhe servirão de solução para
seus problemas servindo-se da própria existência . Nesse processo os motivos de aprender deverão
ser do próprio aluno .
Autodescoberta e autodeterminação são características desse processo .

Escola 

A escola será uma escola que respeite a criança tal qual é , que ofereça condições para que ela possa
desenvolver-se em seu processo possibilitando a autonomia do aluno . O princípio básico consiste
na ideia da não interferência com o crescimento da criança e de nenhuma pressão sobre ela .
O ensino numa abordagem como esta consiste num produto de personalidades únicas , respondendo
as circunstâncias únicas num tipo especial de relacionamentos .
A aprendizagem tem a qualidade de um envolvimento pessoal.

Professor-Aluno

Cada professor desenvolverá seu próprio repertório de uma forma única , decorrente da base
percentual de seu comportamento . O processo de ensino irá depender do caráter individual do
professor , como ele se relaciona com o caráter pessoal do aluno . Assume a função de facilitador da
aprendizagem e nesse clima entrará em contato com problemas vitais que tenham repercussão na
existência do estudante .

Isso implica que o professor deva aceitar o aluno tal como é e compreender os sentimentos que ele
possui .
O aluno deve responsabilizar-se pelos objetivos referentes a aprendizagem que tem significado para
eles .
As qualidades do professor podem ser sintetizadas em autenticidade compreensão empática ,
aceitação e confiança no aluno .

Metodologia 

Não se enfatiza técnica ou método para facilitar a aprendizagem . Cada educador eficiente deve
elaborar a sua forma de facilitar a aprendizagem no que se refere ao que ocorre em sala de aula é a
ênfase atribuída a relação pedagógica , a um clima favorável ao desenvolvimento das pessoas que
possibilite liberdade para aprender .


Avaliação 

Só o indivíduo pode conhecer realmente sua experiência , só pode ser julgada a partir de critérios
internos do organismo . O aluno deverá assumir formas de controle de sua aprendizagem , definir e
aplicar os critérios para avaliar até onde estão sendo atingidos os objetivos que pretende , com
responsabilidade . O diretivismo no ensino é aqui substituído pelo não diretivismo : As relações
verticais impostas por relações EU - TU e nunca EU - ISTO ; As avaliações de acordo com padrões
prefixados , por auto avaliação dos alunos.
Considerando-se pois o fato de que só o indivíduo pode conhecer realmente a sua experiência , esta
só pode ser julgada a partir de critérios internos do organismo.


Referência:

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
(Temas básicos da educação e ensino).





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ADMINISTRADOR: Marco A.M.de Barros
"A educação tem raízes amargas,mas os seus frutos são doces" - Aristóteles

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