Facebook Twitter RSS
banner

Desafios da Ação Docente


               A temática da educação é bastante ampla quando pensamos nas condições sociais, culturais que compõem as várias camadas sociais do nosso país. Nesse cenário, os mais prejudicados são na maioria das vezes alunos e professores, é verdade também que em meio à situação brasileira encontramos verdadeiros heróis, profissionais que dão o máximo de si para proporcionar aos alunos uma oportunidade e talvez a única na vida de muitos de mudar o seu quadro social.
                Desde sempre, a vida do professor na sua maioria não é fácil, ele precisa enfrentar as condições mais adversas possíveis em seu ambiente profissional. Uma delas é a situação física da escola que em algumas regiões apresentam situações extremas. Tivemos no Brasil no ano de 2012 o caso de uma professora em Imperatriz (MA), Uliene Araújo Santos Rosa que publicou uma imagem em que os alunos fazem a prova embaixo de chuva.


                  A imagem divulgada nas redes sociais causou impacto e resultou na demissão da professora. Além do mais a questão salarial normalmente não atende as necessidades do profissional docente desvalorizando assim o seu trabalho. Recentemente foi publicado no portal Terra que, cinco redes de educação não pagam o piso salarial estipulado pela lei, “valor que foi reajustado para R$ 1.567 em 2013. A remuneração dos docentes da rede pública com ensino médio completo está abaixo do salário-base no Amapá, Amazonas, Paraíba, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O levantamento, realizado entre as secretarias de Educação de todas as unidades federativas do País, conta com dados referentes a dezembro de 2012 - quando o piso era de R$ 1.451 por uma jornada de 40 horas semanais. As informações são da revista Educação” (Fonte Terra Notícias), sendo assim o professor tem que trabalhar mais para complementar sua renda salarial trazendo assim prejuízos na qualidade de ensino, sendo que ele, o professor, tem que estar sempre aprendendo, buscando novos conhecimentos num mundo que está em constante mudança.

               Além do mais há situações em que ele, o professor, tem que enfrentar conflitos com relação a didática na escola. Em casos em que elas são conflitantes com a realidade dos alunos, um exemplo desta situação aparece no filme “Escritores da Liberdade”, baseado na história real de Eren Gruwell, professora recém-formada incumbida de assumir uma classe de alunos desacreditados de baixíssimo desem   penho e pertencentes a Ganges rival. Nesse caso, a professora Erin Gruwell luta junto a
ensino e levando os alunos a mudarem suas percepções em relação a si mesmos, propondo a que eles sejam autores de sua própria história. Isso não acontece de forma passiva, sem conflitos, ela precisou enfrentar a diretora da escola, que olhava para os alunos apenas como jovens problemáticos que precisavam cumprir um tempo na escola e depois irem embora. No filme em questão a professora Erin Gruwell usa dinheiro do próprio orçamento para comprar livros para os alunos, também trabalha em serviço extra para atender suas necessidades.

                Essas e outras situações nos mostram que o trabalho do docente passa por diversos desafios, como o professor reage a esses desafios? Fica passivo diante da situação? como no caso das duas professora, a de Imperatriz e a do filme Escritores da Liberdade, são situações a ser enfrentadas com autenticidade, diante de tantos problemas por profissionais que não querem se conformar  com simplesmente cumprir seu papel em sala de aula, querem ir alem, porque entendem que são agentes na transformação de uma sociedade mais justa.
Fontes Pesquizadas:

·         Revista Conhecimento Prático – Filosofia, Ed 41;



               

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
ADMINISTRADOR: Marco A.M.de Barros
"A educação tem raízes amargas,mas os seus frutos são doces" - Aristóteles

0 comentários: