Facebook Twitter RSS
banner

O que é ser professor nos dias de hoje.


O que é ser professor nos dias de hoje.

Fonte da imagem: internet
O professor esse personagem tão esquecido e desvalorizado nos dias de hoje, mas com um papel tão importante e necessário nem sempre foi assim, tão desvalorizado e relegado à margem da sociedade em outros tempos era tudo diferente.
Nas antigas sociedades tribais a tarefa de ensinar competia aos mais velhos, os anciões da tribo. Depositários de toda sabedoria e experiência competia aos avós transmitir o conhecimento das tradições e lendas do povo as criancinhas da aldeia. Havia nesses povos primitivos uma serie de eventos marcados pelas estações do ano e de acordo com o movimento do tempo da natureza. Assim as festas cerimoniais, as danças e solenidades religiosas eram passadas para as crianças de geração em geração. Através da tradição oral os velhos avós narravam os grandes feitos dos heróis da nação, as lendas dos deuses do povo e as grandes batalhas e caçadas, incutindo assim o sentimento de desejo de ser um grande caçador e guerreiro da tribo. Assim preparavam-se as crianças para a vida e para a tribo.
Já os adolescentes eram encaminhados aos seus respectivos tios que cuidavam de iniciar o jovem nos segredos dos grandes caçadores e guerreiros: confecções de armas e armadilhas de caça. Eram assim preparados para aprender o oficio de caçador e guerreiro e dessa forma preparavam-se para entrar na vida adulta como membro bem conceituado da sua sociedade tribal.
Uma vez pronto e preparado o jovem passava por um ritual de iniciação onde provaria para todos que é grande guerreiro e esta pronta para defender a tribo das agreções inimigas e também demonstrar que é um hábil caçador, portanto, preparado para sustentar uma família.
Assim o jovem tribal entrava para a vida adulta como um fiel depositário de todos os conhecimentos adquiridos pelos mais velhos e sábios de sua nação.


Na Grécia antiga um escravo iniciava as crianças nas primeiras letras, mas depois de adolescentes cabia aos grandes mestres Sofistas ensinar aos jovens as artes da retorica bem como musica, geometria e matemática, pois esses eram os grandes valores da antiga civilização Helênica.
 Se compararmos a evolução histórica da educação nos povos ao longo do tempo é evidente que encontraremos diferenças enormes, porém há um ponto em comum com a arte dos professores nos dias de hoje.
Compete ao professor preparar a criança e o jovem para a vida formando homens no melhor sentido de civilização e humanidade e hoje nos tempos atuais mesmo não sendo reconhecido e valorizado devidamente é ainda o mestre o grande responsável pela formação dos melhores cidadãos e os melhores seres humanos.

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
ADMINISTRADOR: Marco A.M.de Barros
"A educação tem raízes amargas,mas os seus frutos são doces" - Aristóteles

Um comentário:

  1. Uma matéria importante e bonita de se ver , mas pena que tão menosprezada em nossa cultura.
    Nosso país deixou de lados os verdadeiros valores e lutam por causas banais e a educação que é a base de toda criação, foi deixada em segundo plano.
    Seguindo ao exemplo de tantos países , onde um professor é tão bem remunerado quanto a um médico e não colocado a sombra de outras profissões.
    Deveríamos ter orgulho, uma vez que nosso exemplo vem do Padre Anchieta, que mesmo sendo estrangeiro, se esforçou, aprendeu a língua dos nossos índios e não só foi seu professor como também os catequisou, mostrando que sim é possível a educação e entendimento a todas as raças, que só é preciso vontade, coragem e dedicação.
    Sou do tempo em que se hasteava a bandeira e se cantava o hino com a mão no coraçao e nossos professores eram chamados de "Mestres", e ainda me orgulho disso.
    Deixo aqui os meus sinceros votos aos idealizadores do Blog e a satisfação em poder contar com boas matérias, uma vez que está tudo tão esquecido e disperso.
    Parabéns à equipe!
    Abs,

    ResponderExcluir